sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pílula Azul x Pílula Vermelha


"A idéia de mundos dentro de mundos. A idéia do reflexo, dois Neos nos óculos de Morpheus representam as duas vidas que Neo tinha. 
Na lente esquerda, nós vemos a pílula azul e Thomas Anderson, e na lente direita, nós vemos a pílula vermelha e Neo. " - Irmãos Wachowski




Acredito que essa é uma escolha que todo ser humano um dia fez ou fará na sua vida; escolher entre a pílula vermelha e a pílula azul. É uma escolha muito mais difícil que a escolha do Neo em Matrix, sabem por que?

Neo tinha a garantia de que se tomasse a pílula azul acordaria de um sonho ruim e todo o restante seria esquecido.
Conosco seria diferente. Tomamos a pílula azul e a "pulga fica atrás da orelha"; algo fica mal resolvido e se torna uma companhia ruim para o resto da vida.
Toda Testemunha de Jeová se vê diante dessa escolha. O tempo todo a pílula azul é fornecida pelo Escravo Fiel e Discreto. Elas não tomam essa pílula uma única vez, elas tomam quase todos os dias, mais de três vezes ao dia. Isso porque o Corpo Governante sabe o efeito devastador da pílula vermelha.
A pílula azul não faz efeito imediato, então, ela vai sendo dada constantemente desde a primeira visita, durante o estudo, reuniões, no serviço de campo, nas assembléias, nos congressos, e todos os outros meios utilizados pela S.T.V.
Felizmente (ou não) uma única pílula vermelha põe tudo isso abaixo. Esse é o motivo dos constantes avisos: "Nem cumprimentar aquelas pessoas que se afastam da organização", "mudar de canal", "não ler nem o título de um livro escrito por uma pessoa que se afastou" etc etc etc.
E se o aviso for desrespeitado? Um "vírus" é instalado em você e, o Sistema se vê obrigado a te colocar para fora; ou você, infectado, passar a viver independentemente do Sistema e sente vontade de abandoná-lo.

É assim que funciona; são as únicas duas opções. Bem, na realidade há uma terceira, e essa é a mais temerária de todas.

Na terceira opção, você se prepara para regressar à Matrix, assim como Neo. Regressa em uma "forma diferente". Agora você é o próprio vírus. Você INVADE o Sistema, mas cuidado; se não for astuto como o vírus da gripe, o Sistema extremamente bem estruturado reconhecerá logo que você é um invasor; e os invasores são expulsos de uma vez por todas.
Se você for um vírus esperto, saberá reconhecer quando as "Sentinelas" se aproximam, quando os "Agentes" estão por perto. Poderá entrar em segurança e contemplar o seu funcionamento. Quem sabe entender sua mecânica, seus hábitos, seus vícios, seus pontos fortes e seus pontos fracos, poderá responder aos estímulos do Sistema de forma a não ser detectado como vírus, e permanecer nele o tempo que desejar!
É importante lembrar que existem horários adequados de entrada e saída, é bom estar atento. Lembrar-se também que o Sistema se comunica com o mundo exterior e pode te reconhecer do lado de fora. 

Essa é uma opção sombria a ser seguida. Dentro do Sistema, deverá se comportar quase identicamente à ele; e do lado de fora deve ocultar sua identidade verdadeira, pois ele pode te reconhecer!

Apesar de ser temerária essa atitude, pode trazer alguns benefícios. Assim como Neo, haverá a possibilidade de libertar outros! Lembrando que libertar outros é colocá-los na mesma situação que você esteve no início. A situação de escolher que pílula tomar. Escolher entre a liberdade e a própria família, entre a liberdade e os amigos. Uma situação difícil.
Se tiver peito e sangue frio, poderá permanecer e contemplar esse Sistema até o final, até que seja refeito assim como a própria Matrix


Neo

Nenhum comentário:

Postar um comentário